BUSCA E SALVAMENTO
Esquadrão Falcão completa 53 anos com operação de resgate em alto-mar
No dia em que celebrou seu 53º aniversário de criação, o Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) - Esquadrão Falcão -, sediado na Base Aérea de Natal (BANT), em Parnamirim (RN) reafirmou o propósito que o define desde sua criação: salvar vidas.
Isso porque, na madrugada do dia 10/11, o 1º/8º GAV realizou o resgate de um homem em uma embarcação pesqueira a 62 milhas náuticas da costa cearense.
O Comando de Operações Espaciais (COMAE), Organização Militar (OM) da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pela coordenação de missões aéreas, acionou o Esquadrão após o contato do Centro de Coordenação e Busca e Salvamento (SALVAERO) de Recife (PE).
A aeronave H-36 Caracal, empregada na missão, decolou de Natal (RN), às 1h35, realizou reabastecim
ento em Fortaleza (CE), às 4h40 e, prosseguiu diretamente à vertical da embarcação para realizar o resgate de um pescador, que apresentava sintomas de apendicite grave.
No local, o helicóptero manteve o voo pairado enquanto homens de resgate SAR (do inglês Search and Rescue - Busca e Salvamento) desceram até o convés do barco e içaram a vítima, que foi, posteriormente, estabilizada pela equipe médica a bordo do H-36 Caracal.
Composta por pilotos, operadores de sensores, operadores de equipamentos especiais, mecânico, médicos e homens de resgate, a tripulação demonstrou o profissionalismo e a entrega que marcam a trajetória do Esquadrão Falcão desde sua criação, em 10 de novembro de 1972, na cidade de Belém (PA).
História
Transferido para Natal (RN) em 2017, o Esquadrão Falcão segue escrevendo sua história sobre o mar e pelos céus do Nordeste, realizando missões que reforçam o compromisso do Brasil com a Busca e o Salvamento Aéreo, além de honrar o lema que ecoa há 53 anos: “Pela Vida, Pela Pátria, por Amor à Nação.”
Fotos: 1º/8º GAV
